segunda-feira, 3 de junho de 2013

Recordar é viver: um rápida retrospectiva da E3 2012

Watch Dogs

Mal vimos o ano passar e a E3 já está batendo à nossa porta novamente. Mas antes de pularmos no embalo da E3 2013 e da febre da nova geração, vamos relembrar o passado e fazer uma rápida retrospectiva do que vimos na Electronic Entertainment Expo do singelo (e apocalíptico) ano de 2012.
Ano passado, todas as atenções estavam voltadas para a Nintendo, que finalmente iria apresentar em detalhes o Wii U. A Microsoft enrolou mais do que mostrou alguma coisa relevante, e a Sony ainda pagou um mico estrondoso com o Wonderbook, uma ideia falida na sua própria concepção.
Entre tantas continuações de franquias já estabelecidas – Call of Duty, Splinter Cell, Halo, Assassin’s Creed etc. –, a Ubisoft surpreendeu todo mundo com a excelente prévia de Watch Dogs, deixando todo mundo com água na boca com a promessa da nova geração.
Mas de nada adianta apenas contarmos sobre as conferências e os jogos para você. É sempre melhor (ou pior) ver todo esse desastre com os próprios olhos.
As conferências
Microsoft
A Microsoft foi a primeira empresa a se apresentar durante os eventos pré-E3 em 2012, e, sinceramente, falou demais para o pouco que mostrou. A grande vedete da apresentação foi a tecnologia SmartGlass, que foi lançada e sumariamente esquecida por todos no ano passado.
Outras “novidades” foram, na verdade, continuações de franquias bem pouco inovadoras, como Halo 4 e Call of Duty: Black Ops II. Gears of War: Judgement e Splinter Cell: Blacklist foram formalmente anunciados também. E ainda não sabemos o que vai acontecer com South Park: Stick of Truth, que estava sendo produzido pela extinta THQ.
EA
A EA mostrou um monte de jogos que todos já estavam esperando: Dead Space 3, SimCity, Medal of Honor: Warfighter e Crysis 3. Coincidência ou não, nenhum desses games realmente apeteceu os jogadores quando foram finalmente lançados entre o fim do ano passado e o começo de 2013.
John Riccitiello subiu no palco para falar, cheio de floreios, que o sistema de DLC da empresa realmente estava aí para ficar, mostrando o serviço infame “Battlefield 3 Premium”. Sorte dele que não teve que explicar, na época, que DRM com conexão obrigatória também estavam nos planos permanentes da EA – ao contrário da sua própria atuação como CEO.
Ubisoft
A publisher francesa certamente foi a mais animada de todo o evento, apesar de que a presença de Flo Rida no começo da apresentação confundiu mais do que alegrou as pessoas. O maior trunfo da Ubi, sem dúvidas, foi o anúncio de Watch Dogs, um game de ação em mundo aberto com um clima pesadão de conto do Philip K. Dick.
Naquela época, Rayman Legends era exclusivo para Wii U e também deveria sair junto com o lançamento do console. Além disso, Far Cry 3 ainda era um jogo que ninguém estava dando muito valor e Assassin’s Creed III parecia ser o game mais intenso de toda a franquia.
Para você ver como as coisas mudam em apenas um ano.
Sony
A Sony mais uma vez usou um discurso de que estava do lado dos fãs dos games, mas não conseguiu traduzir isso muito bem durante a apresentação. A empresa apostou pesado no anúncio de Beyond: Two Souls e em uma esperada continuação de God of War, além de uma prévia de The Last of Us e PlayStation All-Stars Battle Royale.
Para quem esqueceu, venho aqui fazer um desserviço: a Sony também foi responsável pelo maior papelão de toda a E3 2013 quando apresentou o terrível Wonderbook, que previsivelmente nunca foi pra frente. Além disso, The Last Guardian não foi nem mesmo mencionado pela empresa.
Nintendo
A dona do Mario se apresentou sozinha no segundo dia de eventos pré-E3. Ela focou principalmente em mostrar detalhes do então recém-anunciado Wii U: vimos como o GamePad funcionava com vários jogos, mostraram como o console funcionava independentemente da TV e também um pouco do novo MiiVerse.
Além disso, a Nintendo mostrou 23 jogos de Wii U e mais um tanto de 3DS, um número realmente impressionante. Super Mario Bros. U, Nintendo Land, ZombiU (que havia aparecido rapidamente na apresentação da Ubisoft no dia anterior), Scribblenauts: Unlimited, Luigi’s Mansion 2 e Lego City Undercover foram todos revelados naquele momento.
Os jogos
O ano foi marcado pela surpreendente popularização do arco e flecha como a mais simbólica das armas em vários games de ação. Tomb Raider, Assassin’s Creed III, Far Cry 3, Crysis 3 e mais tantos outros colocaram um arco e flecha na mão dos seus protagonistas.
Fora das conferências, alguns jogos brilharam mais que outros nos estandes da E3 2012:
  • Dishonored
  • Borderlands 2
  • Assassin’s Creed III: Liberation
  • The Elder Scrolls Online
  • XCOM: Enemy Unknown
  • Quantum Conumdrum
  • The Cave
  • Unfinished Swan
A E3 2013 começa em 11 de junho – com as conferências já rolando no dia 10 – e, até lá, vamos falar muito mais da feira. Fique ligado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário