terça-feira, 30 de outubro de 2012

Windows 8 e os games: estamos vendo isso aí

Windows 8

O novo OS da Microsoft era uma catástrofe, outros diziam que ele era um pesadelo de usabilidade. Outros partiam em defesa do novo Windows, dizendo que era tudo mentira. Bom, eu instalei o novo sistema operacional para tentar entender quem está certo nessa história toda.
Eu e o Windows 8 ainda estamos aprendendo a conversar – depois de alguns trancos e algumas ameaças de arremessar o monitor na parede -, mas já posso dar uma prévia do que estou achando. Basicamente, tudo se resume a: calma, galera, não é bem assim. O Windows 8 é um cara estranho e diferentão que quer te conquistar, mas só vai conseguir se você tiver bastante paciência e deixar ele mudar sua forma de entender o conceito de sistema operacional..
Um pesadelo de adaptação

Windows 8

Meu primeiro dia com o Windows 8 foi um terror. Mesmo vindo diretamente de um Mac com Mountain Lion, eu não estava esperando por um OS tão estranho. Ele vai te encher de dúvidas, e só o Lifehacker vai conseguir resolver a maioria delas. É tablet? Mas eu não tenho tela de toque. É desktop? Então cadê meu menu Iniciar? O que é esse tal de Charm? Por que eu não posso usar o botão de compartilhar quando estou no desktop? CADÊ MEU PAINEL DE CONTROLE?!
Mas esse sentimento não dura muito tempo. O Windows 8 não é um pesadelo de usabilidade; ele só tem uma usabilidade diferente do que estamos acostumados. Logo você se acostuma, aprende as manhas e se sente mestre do universo novamente. Dá para esquecer totalmente a nova interface, se você quiser, ou abusar dela das mais variadas maneiras para acelerar seus processos. Basta treinar – ou ler umas dicas e macetes dos nossos amigos do Gizmodo.
A verdade é que o Windows 8 muda o jogo. E ou você se adapta, ou você vai ter que tentar outro esporte. Mas, se você quer o seu Steam com todos os jogos mais recentes disponíveis, o seu Battlefield 3 para curtir e o seu Origin para odiar, vai precisar do Windows. E tente se enganar o quanto quiser dizendo que o novo Windows vai fracassar e você vai ficar no 7 até isso acontecer. O Windows 8 não é ruim, e logo você vai se encontrar numa minoria tão absurda quanto a galera que ainda usa Windows XP hoje em dia “porque é mais leve”.
Eu ainda estou aprendendo a me locomover pelo novo OS, e com certeza vou voltar no assunto adaptação quando estiver mais treinado. Por enquanto, tudo o que você precisa saber é que, se nada der certo, o desktop continua lá. Escondido, isolado, e sem menu iniciar, é verdade. Mas bem mais rápido (se seu PC der conta do recado, claro), compatível (não precisei instalar um driver sequer durante a instalação do windows) e mais inteligente do que o Windows 7 jamais conseguiria ser.

A catástrofe está nos olhos de quem vê

Windows 8

Tá, legal, mas e os jogos? Por que o mítico Gabe Newell, chefão da Valve e do Steam, chamou o Windows 8 de catástrofe? Depois de testar o Win 8 por alguns dias, o único motivo que consigo conceber para a fúria de Gabe é medo. Afinal, o novo OS da Microsoft foi criado para rodear uma loja da própria Microsoft. Essa loja vende apps, vende software e, quem diria, vende jogos também – desde os mais básicos joguinhos para tablet até os antigos gigantes da Windows Games Live.
É óbvio que Gabe não gosta disso. Ele é dono de uma loja que vende jogos – e agora, software também. Mas a Microsoft é dona do DirectX, e a grande maioria dos jogos só roda através do sistema operacional que ela criou. Gabe não tem muita opção, além de reclamar. E a reclamação perde ainda mais o sentido quando você percebe que o Steam funciona perfeitamente no Windows 8. Ele até ficou mais rapidinho, na verdade.
Todos os meus jogos funcionaram muito bem, todos os meus downloads de jogos prosseguiram sem problemas. Não notei nenhuma alteração no desempenho dos jogos e senti que a lojinha do Steam ficou um tantinho mais veloz. Até o maldito do Origin funcionou sem dramas e mais rapidamente no Windows 8. Outra coisa excelente é que o Windows Update não fica mais mandando notificações de atualizações no sistema a cada 10 minutos. Na verdade, acho que essa é a melhor parte do novo OS.
No fim das contas, praticamente nada mudou para quem quer jogar. A concorrência vai apertar para o Steam, conforme a lojinha do Windows se desenvolve, mas você não precisa mudar de ambiente se não quiser. Eu, com certeza, não vou deixar de usar o Steam e o Origin porque mudei de sistema operacional (ok, eu deixaria de usar o Origin, mas a EA não me deixa). Sobretudo porque a loja do Windows 8 ainda está imatura demais para concorrer com os serviços de distribuição digital mais antigos. Vamos ver como as coisas vão ficar daqui em diante.

Revivendo os clássicos

Windows 8

Antes de terminar, vale lembrar que os clássicos joguinhos do Windows – Paciência, Campo Minado e companhia limitada – não estão mais inclusos no Windows 8. Você precisa baixá-los da lojinha da Microsoft, e eu recomendo que você faça isso o mais rápido possível. As novas versões de alguns dos clássicos mais jogados da história estão lindonas, contam com conquistas e têm interação direta com seu Xbox 360. Baixe também o SmartGlass da lojinha da Microsoft. Mesmo que você esteja num desktop, ele funciona com qualquer Xbox 360 na mesma rede do seu computador. E o que eu posso dizer de um sistema operacional que me fez gostar de novo de jogar Campo Minado? O jogo tem até “skins” para o tabuleiro (!!!), variando da mais básica até algo mais “realista”. Outro grande feito que o Windows 8 me trouxe é poder dizer que liberei conquistas e aumentei meu gamerscore jogando Paciência. Pena que a clássica telinha de vitória do jogo de cartas mudou, e perdeu boa parte do seu encanto original:

Windows 8

Borboletas de cartinha, Microsoft, sério? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário