segunda-feira, 15 de julho de 2013

Para o governo americano, jogadores profissionais de LoL agora são atletas

Divulgação

É um bom dia para os eSportistas por aí. Graças ao esforço da galera da Riot Games, os campeonatos de videogame chegaram mais perto de serem tratados como esportes legítimos. A grande conquista dessa semana foi o reconhecimento do governo americano, que está emitindo vistos de atletas profissionais para jogadores de League of Legends que estão indo para o país participar do campeonato mundial do MOBA.
Em uma entrevista para o GameSpot, o gerente de eSports da Riot Nick Allen explica o feito. “O governo dos Estados Unidos passou a reconhecer jogadores profissionais de League of Legends como atletas profissionais, e está emitindo vistos de trabalho nos Estados Unidos para esses jogadores”, disse ele. Segundo Allen, organizar torneios internacionais agora é “um processo muito mais simples, porque os jogadores são realmente reconhecidos pelo governo. Isso é uma coisa ótima.”
Isso abre um precedente importante para que outras comunidades dos eSports consigam o mesmo reconhecimento. Alguns dos nossos melhores representantes no cenário dos jogos de luta não puderam participar de campeonatos importantes por conta de problemas com o consulado americano. Breno Fighters, que ia para o torneio de 25 anos de Street Fighter no final de 2012, teve o visto negado duas vezes. Kléber Yagami e Darkfox, campeões de King of Fighters e Ultimate Marvel Vs. Capcom 3 no Revox 2013, haviam se classificado para o EVO deste ano mas sofreram o mesmo destino de Breno: aquela cartinha vermelha dizendo não para o seu pedido de visto.
Vamos torcer para que não tenhamos que ver casos como os citados acima se repetindo depois dessa conquista da Riot. As finais do campeonato mundial de League of Legends acontecem em 4 de outubro, no Staples Center em Los Angeles. O campeonato brasileiro de LoL, que vale vagas para essa final, rola em São Paulo entre os dias 19 e 21 de julho. Nós vamos estar por lá no domingo, 21 de julho, para acompanhar as finais de perto e distribuir high fives entre a galera. Acima, uma imagem conceitual de League of Legends.

Nenhum comentário:

Postar um comentário