terça-feira, 22 de outubro de 2013

GTA: A história da franquia mais polêmica do mundo dos games


Grand Theft Auto é um dos maiores nomes dos games. A franquia foi criada em 1997 por David Jonese começou com mecânicas simples de roubo de carro e exploração da cidade. Aos poucos, com a ousadia da Rockstar Games e as polêmicas acerca de premissas controversas, a série ganhou espaço e mídia de forma espontânea, tornando a sigla GTA muito conhecida no mundo todo. Além de definir o estilo de jogo de mundo aberto, GTA popularizou a forma dos games abordarem assuntos como política, preconceito, sexo, religião e drogas. Ao passo que os títulos constroem uma questionável publicidade negativa e ao mesmo tempo um legião de fãs. Confira abaixo um pouco da história de Grand Theft Auto.
 

GTA (Windows, PlayStation - 1997)

Apesar de ser reconhecida pelo enredo politicamente incorreto, Grand Theft Auto surgiu com uma ideia inversa. Nos primeiros estágios de produção, quando ainda era um produto da DMA Design, o jogo seria sobre um policial exemplar que caçaria criminosos - o nome provisório era Race 'n' Chase. Para fugir da repetição de tantos outros enredos semelhantes, a equipe de Jones decidiu inverter os papéis. A liberdade é a palavra-chave de GTA. Com gráficos primários até mesmo para a geração vigente, o game conseguiu implantar um sistema de perseguição e exploração que davam a impressão de grandeza a um cenário pequeno. Roubar carros, atropelar pedestres e desafiar a polícia se tornaram marca registrada da franquia. Um dos grandes responsáveis pela sensação de liberdade no jogo era a câmera aérea. Apesar de não mostrar todo o cenário, a visão escolhida pela DMA (que depois viraria a Rockstar North) conseguia manter o jogador andando sem limites pelo cenário.
 

GTA II (Windows, PlayStation, Dreamcast - 1999)

Em Grand Theft Auto 2, os gráficos evoluíram de forma modesta, mas as mecânicas de perseguição e interação com os pedestres foram melhoradas o suficiente para manter o vigor da franquia. Cada um dos jogos vendeu cerca de duas milhões de cópias e fizeram a série marcar seu nome na década, apesar da recepção pouco empolgada da imprensa.
 

GTA III (Windows, PlayStation 2 e Xbox - 2001)

Com o avanço tecnológico concedido por consoles de nova geração, a série deu um dos grandes saltos de sua história. Grand Theft Auto 3  marcou a entrada da franquia no mundo 3D. Ao lado da evolução gráfica, também vieram a expansão dos temas, narrativa e escolhas morais dentro do game. O protagonista do jogo, Claude, um ex-presidiário, tem uma história desenvolvida de maneira mais pessoal e sob uma trama intrincada, cheia de reviravoltas. Mais importante do que o enredo, foi a estrutura de missões estabelecida no jogo. Além da história, o jogador poderia usar todo o tempo que quisesse em objetivos paralelos, que estavam espalhados por todo o mapa de Liberty City. Esse título definiu a base para os sucessos futuros da franquia. A crítica especializada se rendeu ao talento da Rockstar, classificando o jogo como um dos melhores já feitos na história. O jogo vendeu mais de 20 milhões de cópias.
 

GTA: Vice City (Windows, PlayStation 2 e Xbox - 2002)

Com a mesma engine gráfica, mas com uma drástica mudança de cenário, a Rockstar lançou GTA: Vice City em 2002. Em termos tecnológicos, o título pouco acrescentou à franquia, mas suas cores vibrantes e o clima oitentista de uma Miami fictícia fizeram com que o jogo caísse no gosto do público - ainda hoje. O leque de veículos e armas aumentou significativamente e tornaram a narrativa do jogo mais diversificada, cheia de alternativas e com passagens memoráveis protagonizadas por Tommy Vercetti.
 

GTA: San Andreas (Windows, PlayStation 2 e Xbox - 2004)

Grand Theft Auto: San Andreas marcou a franquia como o seu jogo mais libertador. A intenção da Rockstar com este título era dar ao jogador todas as possibilidades de customização e escolhas possíveis. GTA: San Andreas era a liberdade em seu estado mais puro, desde a personalização de CJ até a escolha do seu destino. O jogo trouxe uma também um novo patamar gráfico, que não só melhorou os cenários anteriores, como o elevou a uma escala jamais vista na época. San Andreas tinha três cidades, o primeiro protagonista negro e atividades que voltariam a ser exploradas somente no vindouro GTA V. Pela primeira vez, o protagonista tinha atributos físicos a serem evoluídos, o que dava ao jogo um quesito de RPG na franquia. A crítica especializada, mais uma vez, se rendeu à sequência, o definindo como a experiência definitiva em mundo aberto. Hoje, GTA: San Andreas ultrapassou a marca de 22 milhões de cópias vendidas.
 

GTA IV (Windows, PlayStation 3, Xbox 360 - 2008)

Grand Theft Auto IV não tem o tamanho de San Andreas, mas trouxe um nível de detalhamento à Liberty City nunca visto - além de uma história mais pessoal e atrelada ao destino do russo Niko Bellic, que chega à Nova York em busca de uma nova vida. Niko, que foi inspirado no ator Vladimir Mashkov, trouxe consigo uma narrativa mais séria, direcionada e profunda. Em termos de gameplay, GTA IV mudou a forma daquela geração de consoles olhar para jogabilidade. A nova engine da Rockstar, Rage, atribuiu mais física e detalhamento às reações de objetos e seres no caminho. Alguns pedestres tentavam reagir de qualquer maneira ao roubo de seus veículos, por exemplo. O sistema de tiro foi aprimorado, assim como o de direção, todos guiados pela nova engine da empresa. Com esse título, a Rockstar se estabeleceu de uma vez por todas como um dos maiores nomes da indústria - o jogo abocanhou inúmeros prêmios e ainda é tido como um dos melhores títulos da sétima geração de consoles.


GTA: Chinatown Wars (PSP, Nintendo DS - 2009)

Com o Grand Theft Auto: Chinatown Wars, lançado mais para Nintendo DS e Sony PSP, a mistura dos clássicos com os jogos modernos fez a franquia ter um jogo digno de seu nome nos pequenos videogames.
  

GTA V (PlayStation 3, Xbox 360 - 2013)

Uma das grandes novidades de Grand Theft Auto V é a possibilidade de jogar com mais de um personagem “ao mesmo tempo”. Os personagens se chamarão Michael, que tem habilidades com armas e consegue retardar o tempo no meio do tiroteio; Franklin, que é bom dirigindo e também consegue fazer o tempo passar mais devagar no volante e Trevor, que tem como habilidade especial uma fúria que lhe deixa mais forte e faz que sofra menos dano. GTA V terá um sistema que lembra muito um RPG, pois os personagens terão habilidades que serão melhoradas. Um dos grandes destaques de Grand Theft Auto V é seu mapa, que promete ser o maior já feito pela Rockstar. Segundo os produtores, leva mais de duas horas para que ele todo seja atravessado. GTA V será lançado no dia 17 de setembro nos EUA, e 19 no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário