quinta-feira, 7 de junho de 2012

A Epic quer um Gears of War mais difícil (e demorado)

Criador da série opina sobre o novo jogo

Depois de jogar o modo Overrun, o novo tipo de multiplayer em Gears of War: Judgment, eu sentei com Cliff Bleszinski, da Epic Games, e com Arian Chmielarz, do estúdio People Can Fly, para ouvir os primeiros detalhes da campanha solo. Há várias mudanças substanciais na mecânica do jogo, e elas resultam em uma experiência mais hardcore e mais desafiadora de modo geral.
Para começar, temos aquilo que Chmielarz chama de “S3?, ou “Smart Spawn System”. Pela descrição, ele se parece bastante com o AI Director de Left 4 Dead – um sistema que muda o fluxo do jogo, às vezes dramaticamente, dependendo do desempenho dos jogadores.
Se você está indo bem, mais inimigos (ou inimigos mais difíceis) vão surgir em locais diferentes, exigindo mais de você e seus amigos. Se você está indo mal, o jogo dá uma relaxada. Isso tudo vai ser relativo à dificuldade que você tiver escolhido no início. No “Casual”, por exemplo, nada vai ficar muito impossível.
A ideia é promover o famigerado “fator replay”, já que, como disse Bleszinski, muita gente achou Gears 3 um jogo curto, mesmo sendo tecnicamente o mais longo da série. Isso porque era fácil demais, na opinião dele. O objetivo em Judgment é dar aos jogadores algo bem mais difícil.

Novo Gears of War

A outra grande mudança está no “Declassification System” (um sistema de “Desconfidencialização”?), uma mecânica que mexe diretamente com a história.
O novo Gears of War será um prólogo que se passa mais de uma década antes dos eventos do game original e tem como estrelas da vez Baird e Cole, antes personagens secundários. Bleszinski diz que Judgment se passa pouco tempo depois do Emergence Day – em termos de jogo, ele diz que é a “janela de lançamento do Emergence Day”.
Então o jogo tem uma narrativa dentro de outra narrativa. Toda história é, na verdade, formada pelos testemunhos de Baird, Cole e o resto do esquadrão Kilo que está sendo julgado por traição. Nós não sabemos ao certo o que fez com que eles chegassem a esse ponto, mas com certeza vamos descobrir no decorrer do jogo.
Mas, como se poderia esperar, esses “flashbacks” não serão fiéis, ou pelo menos não o tempo todo. Às vezes, Baird e sua turma vão lembrar as coisas “de maneira errada” e, eventualmente, você poderá jogar uma versão “Desconfidencializada” daquela missão. Isso significa que você vai ter restrições no uso das armas, por exemplo, ou que o número de inimigos vai ser diferente. Em outras, as implicações podem ser ainda mais dramáticas, mas ninguém quis entrar nos detalhes por enquanto.

Novo Gears of War

Isso forma a base para um estilo de narrativa diferente e, potencialmente, bastante inteteressante. Mas confesso que fiquei um pouco desanimado quando ouvi que outro sistema vai permitir que você desbloqueie power-ups e armas das quais os personagens “não lembravam” antes. Se você gastar pontos o suficiente, eles PASSAM A LEMBRAR.
Eu não sei dizer exatamente o porquê de essa ideia me desanimar. Afinal, ter power-ups diferentes vai deixar as fases diferentes. Mas tem algo nisso que parece um pouco bobo. Vamos ver como tudo vai funcionar na versão final.
Mas tudo o que ouvi sobre Gears of War: Judgment faz parecer que ele será muito mais rápido, brutal e dinâmico que os anteriores. “Há mais jogo nesse jogo do que antes”, disse Chmielarz.
O lançamento está previsto para 2013, e com certeza vamos ver mais da campanha single player em um futuro próximo. Ainda assim, o que Chmielarz e Bleszinski estão tentando fazer não é mudar a cara, é mudar a alma de Gears.


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