sábado, 30 de junho de 2012

Jogadores brasileiros vão participar do EVO 2012

EVO 2012

Estamos às portas da edição 2012 do EVO 2k,maior torneio de games de luta do mundo. Ele acontece de 6 a 8 de julho, no hotel Ceasar’s Palace, em Las Vegas, e terá 11 brasileiros entre as centenas de competidores buscando a glória, a fama e alguns prêmios em dinheiro.
Com as chaves do campeonato abertas para o público, algumas bandeiras verde-amarelas-azuis-e-brancas podem ser identificadas, como bem avisou o Portal Versus. Trata-se da primeira etapa do torneio, um grande mata-mata com direito a repescagem. Essas primeiras partidas ainda não são transmitidas ao vivo, então pode ser que não vejamos os nossos heróis batalhando pelos streamings da internet. Mas isso não significa que a luta esteja perdida.
O evento é composto por torneios de cinco jogos: Super Street Fighter IV Arcade Edition, Ultimate Marvel Vs. Capcom 3, The King of Fighters XIII, Mortal Kombat e Soul Calibur V, com vários “side tournaments” de jogos menores – como Skullgirls, por exemplo - acontecendo em paralelo. Todos esses campeonatos têm premiações em dinheiro generosas: cada jogador que chegar ao Top 8 de SSF IV, por exemplo, fica US$ 25 mil mais rico.  Não é à toa que temos participantes de todo o mundo e disputas emocionantes.
São estes os brasileiros do EVO 2012:
Vinicius Freire
Jogos: Super Street Fighter IV Arcade Edition
Michael Akira Locke (Pv.comboman70)
Jogos: Super Street Fighter IV Arcade Edition, The King of Fighters XIII, Ultimate Marvel Vs. Capcom 3
Marcus Lima (Mwisk)
Jogos: Super Street Fighter IV Arcade Edition, The King of Fighters XIII, Ultimate Marvel Vs. Capcom 3
Luiz Gargaglione (Lamg)
Jogos: Super Street Fighter IV Arcade Edition, The King of Fighters XIII, Ultimate Marvel Vs. Capcom 3, Mortal Kombat
Pedro Ferraz Alves Filho (Hardc0re)
Jogos: Super Street Fighter IV Arcade Edition, The King of Fighters XIII, Ultimate Marvel Vs. Capcom 3, Street Fighter x Tekken
Alexandre Teoi
Jogos: Super Street Fighter IV Arcade Edition
Frederico Duarte (Fredy)
Jogos: Super Street Fighter IV Arcade Edition, Ultimate Marvel Vs. Capcom 3
Diego Mamani
Jogos: Super Street Fighter IV Arcade Edition
Paulo Sergio Nunes Naressi (Blue Link)
Jogos: Soul Calibur V, The King of Fighters XIII, Ultimate Marvel Vs. Capcom 3
Heitor Augusto Tonon Flores
Jogos: The King of FIghters XIII
Christian Barbosa Silva (Akuma ch)
Jogos: The King of Fighters XIII, Ultimate Marvel Vs. Capcom 3, Street Fighter x Tekken
Conversamos com alguns desses jogadores que vão representar o Brasil no EVO 2012: Pedro Ferraz (Hardc0re), Michael Akira (Comboman70) e Paulo Sergio Nunes Naressi (Blue Link). Pedro e Michael, aliás, vão encarar o torneio de Street Fighter x Tekken juntos, como dupla.
Mas antes, um rápido glossário para ninguém ficar perdido:
Matchup: É a análise da “compatibilidade” entre dois personagens de um jogo de luta. Se alguém diz que o “matchup” de Ryu contra Ken é favorável ao Ryu, por exemplo, significa que ele leva vantagem, por algum motivo, contra o Ken.
Stream: Transmissão ao vivo das partidas via internet.
Safe Jump: Dependendo do jogo, o personagem pode ficar muito vulnerável durante os pulos, dando chance ao rival de acertá-lo sem que ele possa se defender ou esquivar. Um “safe jump” é um pulo executado no tempo certo e com a distância certa, geralmente quando o oponente está caído, medido para que você não leve nenhum contra-ataque e, por outro lado, possa continuar na ofensiva.
Option Select: Comandos que podem ter vários resultados, dependendo do que o seu oponente estiver fazendo. Com Ryu, por exemplo, você pode apertar os dois golpes fracos enquanto está agachado. Isso pode resultar em uma rasteira, interrompendo uma sequência do oponente se ele se mantiver à distância, ou em um agarrão/quebra de agarrão caso ele se aproxime. Cada personagem tem seus próprios “Option Selects” e é preciso bastante treino para usar isso com consistência.

Pedro Ferraz, o “Hardc0re” (© esq.)

Vai jogar de:
Dhalsim (SSFIVAE2012)
Vega ou Hugo (SFxT)
Kula, K’ e EX Kyo (KoF XIII)
Taskmaster, Sentinel e Akuma (UMvC3)
- Você tem algum patrocínio ou está pagando a viagem do bolso? Como surgiu a ideia de participar?
Estou pagando a viagem do bolso. Quando eu assisti ao vivo (pela internet) o EVO 2010, eu prometi para mim mesmo que participaria do evento. Quando vi o EVO 2011, prometi para mim mesmo que a minha participação seria no ano seguinte, pois eu estava em uma fase muito boa no SFIVAE, pegando top 8 na maioria dos campeonatos de que participava. Aí já comecei a planejar e juntar dinheiro para a viagem. Neste ano eu estou mais fraco no SFIV do que estava em 2011 (deve ser a idade começando a pesar hehehe), mas ainda assim estou muito empolgado para esse evento. É a minha primeira vez.
- Como é a preparação para o EVO?
Eu trabalho das 07h até as 17h, então para mim, jogo é só à noite. Desde 3 meses atrás, quando eu fui me preparar de verdade para o EVO, eu havia dividido a minha semana entre: segunda, quartas e sextas para SFxT, terças para UMvC3 e quintas para SFIVAE 2012. Com fins de semana livres para escolher o jogo que eu preferisse (ou simplesmente não jogar). Como eu não tinha tempo de ir em jogatinas, o treino era basicamente “training mode” e partidas online. Coloquei três dias no SF x TK porque era um jogo novo e eu estava empolgado para jogar. Infelizmente, o jogo acabou decepcionando a comunidade, e eu acabei abandonando essa minha agenda. Comecei a focar mais no SFIVAE 2012, que é o jogo no qual acho que tenho mais chance de ir longe, mesmo jogando com um personagem não top. UMvC3 acabei jogando muito pouco, e em SFxT eu praticamente abandonei os treinos.
- Um dos seus adversários em potencial na chave de SSF IV é o Itabashi Zangief (jogador famoso do Japão). Isso preocupa de alguma forma? Tem algum treinamento específico para o caso de cair contra ele?
No geral, a matchup (combinação) de Zangief é boa para o Dhalsim, desde que você não faça nenhuma bobeira, principalmente após a versão Super, com a adição do Ultra 2, que é ótimo contra Zangief. Então eu não estou muito preocupado com isso. Mesmo porque ele está mais próximo de pegar o Snafoo (um dos melhores jogadores de Dhalsim do mundo) do que pegar a mim, e tenho quase certeza de que o Snafoo vai ganhar dele. Estou muito mais preocupado em um dos players desconhecidos da minha chave ser um bom Rufus/Cammy/Viper/Akuma do que com o Itabashi Zangief. Não estou desmerecendo em momento nenhum o jogador, é simplesmente pelo fato de que o matchup dos personagens é favorável a mim. Por exemplo, se for para eu enfrentar algum top player, tenho muito mais chances de ganhar do Dieminion (Guile) e do Mike Ross (Honda) do que do Ricky Ortiz (Rufus) e PR Rog (Balrog). O que não significa que o Dieminion e o Mike Ross sejam, necessariamente, piores jogadores do que o Ricky e o PR.
- Você conhece os outros brasileiros que vão participar do EVO? Já jogou contra eles? Tem algum favorito?
O único conhecido de verdade é o “Comboman70?, que inclusive acabou de ganhar o campeonato TNT no Marvel, além de ser minha dupla no SF x TK. Ele está entre meus favoritos e acredito que ele vai chegar muito longe no Marvel.
- Como você vê o cenário da “Fighting Game Community” no Brasil, em comparação ao exterior? O que falta para chegarmos no patamar deles, em termos de organização de eventos?
Eu sinceramente acredito que, em questão de nível de jogo, temos alguns players que conseguem tranquilamente bater de frente com os tops do mundo. Já tivemos o JS Master [jogador canadense] aqui no Brasil no evento WP Cup, e ele perdeu para o CNB.House e para o CNB.LordxSaka. O Bruno Fighters e CNB.House são jogadores que, na minha opinião, estão no mesmo nível dos melhores do mundo. Inclusive na matchup Dhalsim x Akuma, mesmo comparando com vídeos estrangeiros dos melhores Akumas do mundo, como o Infiltration (Coreia) e o Tokido (Japão), eu consigo perceber que o Bruno Fighters joga MUITO melhor do que eles, pelo menos nessa matchup específica.
Mas o nível geral do Brasil aumentou em muito. Antigamente ninguém fazia um “safe jump”, um “option select”. Hoje em dia até players iniciantes já estão começando a aprender a fazer isso desde o início. Estão estudando os matchups, estão lendo, não simplesmente jogando. Temos um pessoal novo que está começando a jogar muito bem, e já batendo em alguns veteranos. É o caso do Górtico, jogador de Chun-Li.
Infelizmente, faltam bons patrocínios para os jogadores. Eu adoraria que esses jogadores brasileiros citados acima fossem também para a EVO. Eles iriam representar em nível algo muito melhor do que o que eu tenho para apresentar, e possivelmente chegariam no mínimo no top 32.
Nisso ainda estamos engatinhando, embora nossos torneios já tenham uma estrutura muito boa, contando com stream ao vivo na grande maioria dos casos, e com presenças internacionais em alguns (este ano, inclusive, vai ser bem forte nesse quesito, pois é provável que Justin Wong, Mike Ross e Combofiend venham pra cá em alguns torneios). Em termos de organização de torneios, na minha opinião, a única coisa que falta é patrocínio/dinheiro. Pois a estrutura, a experiência, e a força de vontade nós já temos.

Michael Akira, o “Comboman70″ (© Fonte: acervo pessoal)

Vai jogar de:
Zangief (SSFIVAE2012)
Hulk, Sentinel e Haggar (UMvC3)
Zangief e Hugo (SFxT)
Kula, Kyo e Athena / EX Iori (KoF XIII)
Cerebella (no Side Tournament de Skullgirls)
- Você tem algum patrocínio ou está pagando a viagem do bolso? Como surgiu a ideia de participar?
Infelizmente, patrocínio é algo que a comunidade de jogos de luta dificilmente consegue atualmente, mas com o crescimento contínuo da comunidade, espero que isso mude em um futuro breve. Participar do EVO é um sonho de qualquer amante de jogos de luta. A minha história é um pouco complicada, mas resumindo, os meus pais são divorciados e acabei perdendo o contato com o meu pai que estava trabalhando e morando fora do Brasil por anos. Depois de quase 10 anos, com a evolução da internet, consegui encontrá-lo através de algumas pesquisas no Google e marcamos um reencontro. Aproveitei para fazer com que esse reencontro batesse com o EVO, e é o que tenho feito nesses últimos anos. Então eu participo do EVO desde 2010.
- Como é a preparação para o torneio? Você segue algum programa/rotina específica? Qual a sua expectativa?
Só tem dois jogos que eu realmente levo a sério, que são o UMvC3 e SFxT. Sobre tempo de jogo/rotina, na verdade, eu quase não jogo, pois onde eu moro, todos pararam de jogar o UMvC3 ainda em 2011, então acabei tendo que me limitar a acompanhar a cena através de streams. Eu baixo os vídeos e os assisto pelo PSP no meu horário de almoço. Vendo os outros jogadores competindo, eu posso ficar por dentro das estratégias mais fortes e simulá-las usando a opção de gravar e reproduzir que os jogos da Capcom oferecem. Assim eu posso testar os recursos da minha equipe e estudar o que posso fazer para as superar e impedir com que essas estratégias funcionem contra a minha equipe em uma partida. Como consequência disso, passo a maior parte do meu tempo no training mode.
Além disso, a principal e melhor preparação para o EVO é participar de campeonatos nacionais. Esses são os momentos em que eu posso jogar contra os melhores jogadores do país e colocar o meu jogo em dia. Nos dias 16 e 17, por exemplo, teve o Versus Norte, que foi um dia de campeonato, e o dia seguinte foi um churrasco com jogatina entre os competidores do torneio do dia anterior. Essa foi uma ótima oportunidade para jogar contra aqueles que você acaba não enfrentando em um campeonato e conhecer vários estilos de jogo diferentes. Houve um outro campeonato em São Paulo chamado Versus TNT do qual também participei. Com esses dois eventos, eu consegui me atualizar e me preparar para o EVO.
A minha expectativa é vencer, claro. Busco sempre o primeiro lugar e acredito que tenho a capacidade para vencer, mas também reconheço as limitações da minha equipe e entendo o quanto isso pode me impedir de avançar no campeonato. O EVO é um evento que junta os jogadores em um mesmo hotel, facilitando o encontro de jogatinas. Espero poder jogar contra grandes nomes e obter bons resultados para mostrar que o Brasil também possui potencial para competir lá fora.
- Você conhece os outros brasileiros que vão participar do EVO? Já jogou contra eles? Tem algum favorito?
Conheço o Akuma CH, que está aprendendo e evoluindo cada vez mais o seu jogo no Marvel, LAMG, que esteve muito presente nos campeonatos Versus do RJ em 2010, mas não sei como anda por eu ter me ausentado da cena de SFIV pouco após o lançamento do SSFIV. O Hardc0re já é um jogador conhecido de Street Fighter, e que está fazendo dupla comigo no SFxT esse ano. Joguei com o Hardc0re no Versus TNT, e trabalhamos muito bem juntos, espero que consigamos jogar melhor ainda na semana que vem.
- Como você vê o cenário da “Fighting Game Community” no Brasil, em comparação ao exterior? O que falta para chegarmos no patamar deles, em termos de organização de eventos?
O nosso cenário está crescendo cada vez mais e não só em números. Há pessoas tocando projetos para frente como o F.N.F (Friday Night Farofa), que é um campeonato de UMvC3 que rola toda sexta-feira em São Paulo, além de campeonatos constantes organizados pelo Blackrush em São Paulo e Cadu no Rio. Isso sem contar os campeonatos em outras regiões como em Curitiba, Minas Gerais e Macapá. Então os nossos jogadores estão podendo treinar cada vez mais, e isso tem gerado bons resultados.
É claro que estamos bem atrasados se for comparar com os EUA, por exemplo. Lá eles rodam campeonatos diários e têm patrocínio de muitas empresas famosas, alguns patrocinados até pela Capcom. Então enquanto lá os campeonatos podem gerar $10,000.00 por major, aqui temos que juntar o pouquinho que arrecadamos com os campeonatos menores para que possamos investir em um maior pelo menos uma vez por ano, pois eventos de alto nível, como foi a WPCup 2012, são caros demais e não geram lucro para o organizador, muito pelo contrário.
O que está faltando para nós é o apoio de patrocinadores. Temos que ter uma boa divulgação para conquistar o interesse das empresas do Brasil. Precisamos mostrar o quanto essa comunidade é unida e como que os nossos eventos podem ser usados para uma boa divulgação do patrocinador. Algo que espero que seja conquistado com o sucesso do Versus Brazil Tournament 2012 que ocorrerá em Novembro, onde teremos uma presença internacional, a do Justin Wong, que por muitos é considerado o melhor jogador do mundo. Um ótimo lugar para receber os jogadores, equipamentos de qualidade e um documentário que está sendo feito para divulgar o trabalho da comunidade para o mundo. Espero que com isso, as empresas passem a nos visualizar como competidores sérios e tenham vontade de investir nos nossos eventos.

EVO

Como é a preparação para o torneio? Você segue algum programa/rotina específica? Qual a sua expectativa?
Não, eu apenas jogo e treino da mesma maneira como eu sempre faço quando vou jogar um jogo de luta, que é jogar online, em encontros com amigos, ver streams, etc… Minhas expectativas são um pouco diferentes da maioria, eu não almejo pegar posição boa em nenhum dos 6 jogos principais (o único deles que eu realmente treinei pra jogar no EVO foi SCV). Eu estou indo muito mais por alguns jogos dos “side tournaments”.
- Um dos seus adversários em potencial na chave de Soul Calibur V é o Fuudo. Isso preocupa de alguma forma? Tem algum treinamento específico para o caso de cair contra ele?
Eu caí numa das chaves da morte em Soulcalibur, na verdade. O Fuudo é uma das minhas menores preocupações (ele só é preocupante por ser top em Virtua Fighter) numa chave onde está a Kayane, e a minha primeira luta será contra o Malice (que são jogadores top que tem Soulcalibur V como seu jogo principal, e já jogam há um bom tempo a série). Quando acontece de ter chances de eu ter que enfrentar um jogador top em campeonato, se eu já conhecer um pouco sobre ele e souber que personagem ele usa, eu procuro dar uma estudada no matchup antes da partida.
- Você conhece os outros brasileiros que vão participar do EVO? Já jogou contra eles? Tem algum favorito?
Conheço a maioria, inclusive alguns pessoalmente, mas numa cena tão nicho seria mais difícil eu não conhecê-los, hehe. Favorito eu não tenho nenhum, eu só fico feliz de todos os jogos este ano (com exceção talvez do KoF) terem ao menos um brasileiro que joga como um dos seus jogos principais.
________
As principais partidas do EVO2k 2012 serão transmitidas ao vivo, pela internet. Veja as informações no site oficialdo evento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário