sexta-feira, 1 de março de 2013

Especial Tomb Raider: A História de Lara Croft, a heroína mais famosa dos videogames


Sem dúvida alguma Lara Croft é a heroína mais icônica da história dos videogames. Verdadeira realeza, Miss Croft é musa, Lara é uma jovem arqueóloga, atlética e nobre. Sua busca incansável por artefatos levam a aventureira a se embrenhar por terras enigmáticas e explorar cenários desafiadores, como tumbas e ruínas. Quem não gostaria de controlar um personagem assim? Mais do que isto, há poucas meninas que não deixariam um pouco as suas vidas de lado para encarnar Lara em alguma das suas aventuras.


Lara Croft, por pouco, não se chamou Laura Cruise. Como a personagem é britânica, o “Cruise” do sobrenome não fazia muito sentido de qualquer forma. E “Laura” ganharia a mesma tônica que “Lara”. Assim, os desenvolvedores optaram por um nome um tanto mais nobre. Além do nome, a personagem já mudou um pouco de tudo: de roupas, de passado e até de volume - em especial o tamanho de seu busto – mas, diferente da geração silicone, Lara reduziu suas medidas. Porém, em meio a todos os altos, baixos e brigas com dinossauros, ela manteve-se sempre fiel ao seu princípio de origem: um tipo curvilíneo deIndiana Jones, com mais habilidade acrobática e um apreço pelo inusitado. Mais importante: Croft foi lavrada aos poucos, cada título adicionava não somente uma nova façanha, mas particularidades de personalidade e trechos de história pessoal.

Lara é uma heroína praticamente perfeita: confiante e independente, raramente demonstra fraqueza ou medo, ainda mais em situações letais. Ela também é representada como uma moça que tem uma queda por armadilhas antigas e perigosas. E, apesar do físico invejável, Croft não é a típica loira de olhos azuis, mas morena, de olhos e cabelos castanhos (muitas vezes presos em um prático rabo-de-cavalo ou uma trança, demonstrando sua falta de preocupação com o visual, ainda que linda).

Para ajudar a compor a personagem, um figurino acertado – a vestimenta de Lara é quase tão famosa quanto ela mesma: uma camisa regata feita de látex azul ou esverdeada, shortinho marrom ou cáqui, botas de escalada e meias brancas. Claro, isso sem contar as luvas sem dedos, um cinto, dois coldres nas coxas e uma mochila. Pode parecer um figurino extremamente simples, mas é isto que a fez despontar. O grande objetivo era não pecar pelos excessos, para que Lara não pudesse ser categorizada em um arquétipo feminino ingênuo, nervoso ou sexy demais, logo de cara.

Afinal, a heroína tem que ter espaço para as acrobacias, para diálogos mais interessantes e conforto para enfiar os pés na lama – literalmente. O que pode soar contrastante, e muito, com sua origem nobre – o que nos traz a um traço bem interessante do anti-herói: a possibilidade de “quebrar todas as regras”. Assim como Indiana Jones e seu chapéu Fedora e chicote, as roupas de Lara podem variar em algumas poucas fases, mas é a combinação de roupas de exploração, armas na mão e cabelos presos que a tornou um ídolo.


DADOS DE LARA CROFT

Nome: Lara Croft
Título: Codessa de Abbingdon
Nascimento: 14 de Fevereiro de 1968
Signo: Aquário
Nacionalidade: Britânica
Pais: Lorde Henshingly Croft; Amelia Croft, Condessa de Abbingdon
Residência: Mansão Croft, Buckinghamshire
Estado Civil: Solteira
Tipo Sanguíneo: AB-
Altura: 1,75
Cabelos: Castanhos
Olhos: Castanhos
Educação: Colégio infantil (3 – 11 anos) Colégio Wimbledon para garotas (11 – 16 anos) Internato de Gordonstoun (16 –18 anos) Faculdade na Suíça (18 – 21 anos).
Esportes: Tiro ao alvo, escalada
Profissão: Escritora de livros de viagem (até Legend) ou arqueóloga (pós Legend)
Filmes favoritos: Amargo Pesadelo; Aguire, A Cólera dos Deuses
Música favorita: Clássica. Às vezes escuta U2 ou Nine Inch Nails
Prato favorito: Feijões com torradas, culinária bem britânica.
Medos: Talvez sua tia Corgi e seus cães dobbermann, e somente isto 


A HISTÓRIA DE TOMB RAIDER

Lara Croft já teve duas biografias: uma até o lançamento de Legend, e outra, atualizada. Aqui, vamos com a mais recente:

A família Croft sempre viveu em abonança em uma mansão nos arredores de Surrey, Inglaterra. Em 1547, os Croft ganharam um título de nobreza pelas mãos do rei Edward VI e Lady Lara é a única membro da décima primeira geração de condessas de sua família. A heroína nasceu no hospital de Surrey´s Parkside, filha de Lady Amelia Croft e do arqueólogo Lord Richard Croft.

 Quando pequena, recebeu a melhor educação possível – dos três aos seis anos, ela frequentou a escola Abbingdon Girls School, onde ficou claro que Lara tinha um pé na genialidade. Mas foi com tenros nove anos que sua vida tomou uma guinada de gosto trágico. Durante uma viagem para o Himalaia, o avião passa por problemas e Lara é a única sobrevivente do voo, cujo manifesto de passageiros incluía a sua mãe.

O mais impressionante, no entanto, foi que a pequena Lady Croft sobreviveu sozinha em uma viagem de dez dias para escapar as formações rochosas do Himalaia, considerado um dos ambientes mais hostis do mundo. Lara chegou a um bar na cidade de Katmandu, onde conseguiu ligar para o pai. Por muitos anos, Lara não deixou mais a presença do pai, o que levava a garota a viajar para localidades arqueológicas em família. Por conta de todo o tempo passado entre uma viagem e outro, a menina acabou terminando sua formação por meio de tutores privados. Claro, além dos tópicos comuns de uma educação mais formal, Lara também se tornou um tipo de pupila de seu pai.

Aos quinze, o pai de Lara sumiu durante um trabalho no Camboja. Ela, e as autoridades responsáveis, investigaram o caso, somente para descobrir restos mortais que não podiam ser legalmente identificados. Por consequência, o título de nobreza dos Croft passou para Lord Errol Croft, o tio de Lara. A garota não descansou até conseguir que a justiça passasse o título novamente para as suas mãos, mas, claro, depois de uma custosa batalha que dividiu toda a família.

 Miss Croft, como era previsto, decide seguir os passos do pai em sua carreira, e começa com o pé direito. Ela descobre 15 sítios arqueológicos de grande importância, que nunca haviam aparecido em nenhum outro texto da área. Porém, ao contrário de outros profissionais notáveis, os métodos de Lara são questionados por oficiais do governo, que já a chamaram de irresponsável a arrogante. Outros estudiosos afirmam que os métodos brutos de Lara e sua falta de documentação faz mais mal ao sítios que percorre do que mostra um avanço da arqueologia. Os mais maldosos chegam a sustentar que Croft furta itens importantes dos locais antes que outros arqueólogos possam ter a chance de vê-los e que ela não passa de uma supervalorizada caçadora de tesouros.

Os tabloides babam como cães raivosos a cada nova “testemunha” contra Lara, mas, a verdade, é que ela é uma mulher que sabe manter sua privacidade. Ela nunca deu uma entrevista sequer ou comentou publicamente os rumores associados ao seu trabalho. Talvez esta falta de informação seja o que leva à existência de um sem números de bibliografias não autorizadas de Lady Croft. Muitos deles corroboram que Lara fez feitos incríveis, como descobrir dinossauros vivos no Congo ou infiltrar-se na famosa base secreta do governo norte-americano, a Area 51. A resposta oficial de Lara é que “estes livros são uma desgraça e obras totalmente terríveis de ficção”. Claro... 


O CRIADOR DE TOMB RAIDER

Toby Gard, o homem por trás de Lara Croft, pode parecer peculiar para uma fatia masculina da população que transborda testosterona; afinal, ele queria uma protagonista bela, claro, mas nunca apreciou a exploração em cima da figura de uma "sex symbol". Para ele, Lara é uma aventureira, antes de tudo.

Tanto que, depois de criar o conceito do personagem e da série Tomb Raider, Gard não ficou nem um pouco feliz com o modo que Lara foi vendida em Tomb Raider II, a ponto de deixar o estúdio. A volta para o mundo de Miss Croft aconteceu lentamente para Gard. Apesar de ter dirigido Tomb Raider para Xbox, Toby foi contratado somente como um consultor para Tomb Raider: Legend.

No próximo game da série, Anniversary, ele tomaria as rédeas novamente como designer do título. Mas somente em Underworld, seu talento como roteirista foi apreciado, quando recebeu uma indicação para o WGA (o prestigioso Writers Guild of America), na categoria videogame. Basta notar que a diminuição dos “atributos físicos” da personagem acontece com a volta gradual de seu criador.

Toby Ward citou em diversas entrevistas que criou Lara Croft "para ser um tipo de Indiana Jones mulher. Na época, todos os protagonistas eram homens de queijo quadrado e olhos azuis. E a maioria das mulheres era do tipo vadia ou dominadoras... Lara é forte e sexy por conta das suas habilidades e não do seu corpo. Ela é misteriosa, até perigosa".


LINHA DO TEMPO - LARA CROFT: TOMB RAIDER

1996 - Tomb Raider 

Tomb Raider, disponível para PCs, Mac, Saturn, PlayStation, PDA e Nokia N-Gage. O primeiro game da franquia impressionou pelos gráficos e pela jogabilidade acrobática de Lara. A história narrava uma expedição em que a protagonista buscava um artefato misterioso a pedido de uma executiva, Jacqueline Natla. 

1997 - Tomb Raider II

Tomb Raider - Unfinished Business, expansão do primeiro jogo. Tomb Raider II, disponível para PlayStation, PCs, Mac, PlayStation Network. A trama é envolvida por uma adaga poderosa, que poderia transformar seu usuário em um dragão, chamada Dagger of Xian. Lara não deve permitir que seu poder seja utilizado por pessoas menos merecedoras.

Primeira aparição de Lara nos quadrinhos, que ocorreu na série Witchblade. A personagem seria vista em alguma edições até ganhar sua própria adaptação nas graphic novels. 

1998 - Tomb Raider III

Tomb Raider III, disponível para PlayStation, PCs, PlayStation Network. Quando o Dr. Mark Willard começa a escavar o local da queda de um meteoro milhões de anos atrás, estátuas Rapanui. Lara, claro, encontra-se em meio de um jogo de poderes. 

1999 - Tomb Raider: The Last Revelation

Tomb Raider: The Last Revelation, disponível para Dreamcast, PlayStation, PCs, Mac, e PlayStation Network. O jogo mostra Lara jovem, com 16 anos, e apresenta seu professor de arqueologia, Von Croy, que comenta sobre o artefato de Íris. A protagonista, já adulta, deve desvendar uma guerra antiga entre os deuses egípcios. 

2000 - Tomb Raider Chronicles 

Tomb Raider Chronicles, disponível para Dreamcast, PlayStation, PCs e Mac. O jogo se passa dias após os eventos de The Last Revelation, e acredita-se que Lara está morta. Durante seu funeral e na mansão da família, amigos relembram antigas aventuras da personagem, e estas são as fases do game, divididas em Roma, uma base russa, a Black Isle, e VCI Headquarters, em Nova York. 

Tomb Raider, lançado para Game Boy Color, que conta com uma nova história para a musa, focada na lenda da Nightmare Stone. Lara passeia por locações na América do Sul, incluindo um templo na Amazônia. 

2001 - Tomb Raider: Curse the Sword 

Tomb Raider: Curse of the Sword, game para o Game Boy Color, que contempla os temas de magia negra e sacrifícios humanos. O título apresenta Madame Paveau, uma maga de Nova Orleans, que quer transferir sua consciência para o corpo de Lara. 

Lara Croft: Tomb Raider, filme protagonizado por Angelina Jolie, em que a protagonista deve buscar a relíquia Triângulo de Luz, que tem o poder de alterar espaço e tempo. Na trama, a sociedade secreta Iluminati tem suas próprias razões para encontrar o artefato. 

2002 - Tomb Raider: The Prophecy

Tomb Raider: The Prophecy, exclusivo do Game Boy Advanced, tem narrativa focada em uma profecia escrita no Tome of Ezekiel, que comenta sobre três pedras mágicas. Lara deve encontrá-las antes do culto Teg-du-Bhorez. 

2003 - Tomb Raider: The Angel of Darkness

Tomb Raider: The Angel of Darkness, disponível para PS2, PCs e Mac. Por conta de uma série de assassinatos, Lara é colocada frente a frente com o Alchemist e sua aliança que querem redescobrir as obras de arte Obscura Paintings. A protagonista é acusada de assassinar seu mentor e deve escapar da polícia, enquanto busca vingança contra o verdadeiro vilão. A trilha sonora foi divulgada juntamente com uma edição de colecionador. 

2004 - Tomb Raider The Quest for Cinnabar / Elixir of Life

Foram lançados dois games para celulares: Tomb Raider: The Quest for Cinnabar, cujo roteiro comenta sobre alquimia chinesa; e Tomb Raider: Elixir of Life, em que Lara suspeita que alguém tenta criar o Elixir da Vida. 

Lara Croft: Tomb Raider: The Lost Cult, livro escrito por E. E. Knight. Sua história explica detalhes do culto Méne, que pode controlar a mente de outras pessoas, e um dos seus membros é um dos antigos amigos da personagem. 

2005 - Lara Croft Tomb Raider: The Man of Bronze 

Lara Croft Tomb Raider: The Man of Bronze, livro que conta a história de um androide de bronze com poderes incríveis, mas que tem uma das pernas faltando. Na narrativa, escrita por James Alan Gardner, Lara visita o Rio de Janeiro. 

2006 - Tomb Raider Legend

Tomb Raider: Legend, disponível para PCs, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Portable, GameCube, Game Boy Advance, Nintendo DS, Xbox, Xbox 360 e celulares. O jogo abre com Lara ainda criança e aprofunda o passado da heroína. Depois, Lara parte em busca de artefatos relacionados com a lenda do rei Arthur. 

2007 - Tomb Raider: Anniversary

Tomb Raider: Anniversary, disponível para PCs, PlayStation 2, PSP, Xbox 360, Wii, Mac OS X e PlayStation 3. O game conta os mesmos eventos do primeiro jogo da franquia, com poucas mudanças. Apesar de premissa e vilão continuarem os mesmos, há novos artefatos
Tomb Raider: Anniversary ganhou um CD com a trilha sonora no título.

2008 - Tomb Raider: Underworld

Tomb Raider: Underworld, disponível Mac OS X, PCs, celulares, N-Gage, Nintendo DS, PlayStation 3, PlayStation 2, Wii e Xbox 360. Sequência direta de Legend, o jogo mostra Lara em busca de sua mãe e da cidade mitológica de Avalon. Contudo, a protagonista encontra Niflheim, um dos mundos mundos da mitologia nórdica. A partir daí, o título foca-se em contos nórdicos. 

2010 - Lara Croft and the Guardian of Light

Lara Croft and the Guardian of Light, disponível para BlackBerry PlayBook Cloud, iOS, Android, Steam, PSN, XBLA. O game conta com Lara e Totec, o líder do Army of Light (exército da luz), contra um espírito antigo chamado Xolotl.

2013 - Tomb Raider

O novo Tomb Raider é na verdade um novo começo para Lara Croft, perdida em uma ilha no meio do Pacífico e com poucos recursos para sobreviver em um ambiente hostil. Uma das novidades do game é um mundo aberto e uso de mira manual, o que possibilita que o jogador use suas armas para interagir com o cenário. Outro fator importante é a aplicação da física para a resolução de puzzles. Tomb Raider tem lançamento marcado para 5 de março com versões para Xbox 360, PlayStation 3 e PCs. 

Fonte: Omelete

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