sábado, 16 de março de 2013

O que aconteceu com Aliens: Colonial Marines?

Aliens

A opinião geral, seja entre a crítica ou os fãs, é de que Aliens: Colonial Marines é um jogo ruim. Quase todos os reviews acabaram com o jogo, os fãs parecem não ter gostado, e o produto final não se parece nada com aquela demo impressionante que a Gearbox mostrou no ano passado.
Como isso aconteceu? Apesar de o quebra-cabeça ainda não estar totalmente montado, nos últimos dias ouvimos que o processo de desenvolvimento de Colonial Marines, que durou seis anos (embora os produtores relativizem esse prazo), foi tumultuado e fragmentado, um produto de múltiplos estúdios com visões conflitantes. E isso fica claro no jogo final.
De acordo com uma pessoa familiar ao projeto que falou ao Kotaku US sob a condição de anonimato, a Gearbox terceirizou grande parte de Colonial Marines (codinome Pecan) para um estúdio chamado TimeGate, responsável mais recentemente pelo shooter Section 8 e a sua sequência.
Isso vem na sequência de um grande post no Reddit de alguém que supostamente trabalha na Gearbox e que tem circulado pela internet. Apesar de não podermos confirmar se essa postagem é verdadeira, ela diz o mesmo que ouvimos da nossa fonte.
O usuário do Reddit disse que a TimeGate deixou a campanha single player em “um estado bastante horrível”, e que em setembro do ano passado, depois que Borderlands 2 saiu, a Gearbox estava descontente com o que a TimeGate tinha feito. Segundo o post, a Sega já estava insatisfeita com a Gearbox pelo estúdio ter pedido várias extensões de prazo desde que o projeto começou, em 2006, então a Gearbox teve que ir para o tudo ou nada e lançar um jogo que ela sabia que não seria muito bom.

O post no Reddit corrobora com o que ouvimos, mas há mais. Quando a TimeGate assumiu o projeto, segundo nossa fonte, eles jogaram fora tudo o que a Gearbox já tinha feito anteriormente. Toda a arte e o design que a Gearbox havia produzido durante os quatro anos anteriores já eram.
Então de 2010 até o ano passado, enquanto a Gearbox trabalhava internamente em Borderlands 2 (internamente chamado de “Willow 2″), a TimeGate foi responsável pelo grosso do desenvolvimento de Aliens. Uma equipe pequena da Gearbox ajudou no multiplayer, disseram tanto a nossa fonte e o usuário do Reddit, mas a TimeGate construiu a campanha single player.
No fim de 2012, quando a Gearbox viu o que a TimeGate tinha feito, a maioria dos seus desenvolvedores não estava interessada em pegar o jogo de volta, segundo a nossa fonte. A equipe da Gearbox estava brava por ter tido seu trabalho jogado fora, e não queria que isso fosse um repeteco de Duke Nukem Forever, um jogo que levou mais de uma década para ficar pronto, até que foi finalizado pela Gearbox e lançado no meio de 2011, recebendo uma resposta bastante ruim.

Aliens

Mas a Gearbox tinha que terminar o jogo e, de acordo com a fonte, ela precisou jogar muito do trabalho da TimeGate fora e começar do zero. Isso é compatível com o que o Redditor fala:
'A campanha não fazia muito sentido, as lutas de chefes não estavam implementadas, o [de] PS3 estava usando memória demais, etc etc. A GBX estava bem infeliz com o trabalho da TG, e alguns dos mapas da campanha foram simplesmente refeitos do zero. Houve alguns pedidos de última hora, mais notavelmente fuzileiras mulheres, e o consenso geral entre os devs da GBX era que não havia jeito de o jogo ficar bom a tempo do lançamento. Simplesmente não havia tempo.

Considerando que a Sega estava bem perto de entrar com um processo contra a GBX, pedir outra extensão não era uma opção, e então o Pecan passou a trancos a barrancos pela certificação e saiu. Elementos planejados foram super-simplificados ou só enfiados de qualquer jeito (um bom exemplo disso são os desafios, que estão em uma ordem incrivelmente ilógica). A maioria dos problemas que não travavam o jogo 100% foi ignorada, com a exceção de problemas absolutamente terríveis. Isso não é porque a GBX não se importava, veja. Em certo ponto, eles não podiam arriscar mudar NADA que poderia causar problemas na certificação ou travar em outro sistema. E então, o resultado é o produto que vocês vêem.'
As pessoas da Gearbox sabiam que os reviews ruins estavam chegando, disse a nossa fonte. Eles sabiam que o jogo não era bom.
Entramos em contato com a Gearbox, mas eles não comentaram as declarações. Entretanto, em uma entrevista recente com a IGN, o chefe do estúdio, Randy Pitchford, disse que que a TimeGate cuidou do desenvolvimento “provavelmente em 20 ou 25 por cento do tempo total”, e que, “se você tirar a pré-produção, o esforço deles é provavelmente equivalente ao nosso. Eu sei que não é justo tirar a pré-produção da conta, mas isso diz muito sobre quanto esforço os caras colocaram [no projeto]“.

iens

As declarações de Pitchford também são compatíveis com o que ouvimos.
Entramos em contato com a TimeGate, mas não tivemos resposta. Vamos continuar a atualizar se ouvirmos algo de novo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário